Felizmente, o mundo atual evoluiu para eliminar processos lentos e burocráticos e incorporar a IA em todos os segmentos profissionais possíveis, dentre eles o agro, e com isso um significativo aumento da produtividade no setor, agilizando respostas aos imprevistos e falhas.
O que é inteligência artificial?
Trata-se de um conceito que vem roubando a cena há décadas e funciona, basicamente, com base em dados. Sendo que ao receber uma grande massa de dados semiestruturados ou não estruturados, o sistema é capaz de identificar padrões e tendências nessas informações. Assim, a IA é capaz de realizar cálculos diversos para entender como os dados se relacionam, podendo, então, prever um novo insight, que esteja de acordo com uma tendência ou uma projeção indicada.
Por que o agronegócio busca por tecnologia?
O agronegócio é um setor complexo, que envolve uma série de nuances e desafios. Uma das questões é conseguir prever as condições naturais, meteorológicas, para plantio, cultivo e o cuidado com as produções.
Devido a questões, por exemplo, como a falta de acurácia, a presença de pragas no plantio e o desperdício no consumo de água e dos recursos são dois dos grandes obstáculos a serem superados. Além do próprio impacto ambiental das ações, o que motiva uma certa resistência de setores da sociedade com relação à atividade do agronegócio.
Assim, criou-se uma demanda por estratégias sustentáveis, que protegessem mais o meio ambiente, e a tecnologia atua justamente nessas questões, oferecendo conforto e segurança aos líderes, ainda que exista uma barreira da infraestrutura, referente à estabilidade e à conexão em locais mais remotos.
Muitas tecnologias vêm potencializando a evolução do agronegócio
Ao longo dos séculos, diversos métodos e equipamentos foram criados para tentar aprimorar e otimizar a produção agrícola, tornando-a mais produtiva. Hoje, a tecnologia é que faz esse papel e vem, cada vez mais, se aliando ao setor para atender a todas as demandas e necessidades que o campo exige.
No artigo, “Saiba quais as tecnologias que revolucionaram o agronegócio”, pontuamos algumas inovações que não só ajudam a melhorar toda a cadeia produtiva, como também reduzem consideravelmente os custos e o volume de trabalho manual do produtor rural.
IA aliada à Internet das Coisas
Em conjunto com a IoT, a inteligência artificial vem ganhando cada vez mais funções e ajudando cada vez mais o produtor agrícola a acompanhar a situação de sua propriedade em tempo real, através do rastreio e identificação das áreas plantadas e na interferência de questões como temperatura, umidade e luminosidade nas produções.
Um dos exemplos práticos dessa atuação conjunta é no reforço do monitoramento por meio de sensores sem fio, no qual a inteligência artificial recebe os dados gerados pela IoT, interpretando-os em tempo real. Tal tecnologia, permite otimizar os cuidados com o campo, com o manejo e com a conservação do solo, economizando tempo e dinheiro.
Algumas aplicações específicas da IA
• Detecção de problemas em imagem
Existe uma subárea da IA chamada de visão computacional. Seu foco é reconhecer imagens e realizar inferências com base no que é aprendido acerca delas. No setor do agronegócio, é possível usar sistemas para a análise de fotos de regiões da lavoura em busca de doenças, pragas ou problemas relacionados com elementos estranhos.
• Manutenção preditiva
Com o apoio do monitoramento dos sensores, é possível realizar manutenções mais inteligentes e preditivas. Antes mesmo dos equipamentos apresentarem algum problema, o reparo pode ser feito, para evitar paradas e crises nas operações. Essa transparência e capacidade de antever problemas gera uma redução de custos e possibilita a continuidade dos processos.
• Mapeamento das propriedades
De forma geral, é possível realizar um mapeamento completo das propriedades, gerando mais visibilidade e evitando imprevistos. A gestão consegue identificar regiões que precisam de irrigação, áreas desmatadas e outras questões importantes. O mapeamento permite o estudo completo com a IA para a sugestão de insights.
A Actually contribui com o seu negócio, levando informação de qualidade através de palestrantes renomados na área
Como vimos, as aplicações da inteligência artificial no agronegócio são extremamente benéficas e, com as inovações da IA, as empresas se tornam mais produtivas, ágeis, eficientes e econômicas.
É um potencial com muito a ser explorado e, pensando na atualização de todos os profissionais envolvidos, a Actually conta com grandes especialistas em transformação digital e tecnologia no agronegócio, prontos para levar conteúdo atualizado e cases de sucesso para todos os envolvidos no negócio.