Como a cultura organizacional humanizada traz benefícios para gestores e colaboradores
Liderar é uma função que ganhou contornos mais profundos durante a pandemia da Covid-19. Todos foram afetados e ficaram fragilizados de alguma forma. Incertezas, medo, luto, tristeza, insegurança, oscilações econômicas e políticas: tudo isso contribuiu para que o papel do líder humanizado fosse potencializado para diminuir os impactos no ambiente empresarial.
Ser líder é um papel discutido há décadas pelas ciências humanas e sociais. Qual seria o perfil, suas características e o que faz com que um líder seja inovador, ganhe destaque? O que faz com que ele cometa equívocos, contribuindo para a desmotivação das equipes e, em casos mais graves, para o encerramento das atividades de um negócio?
Afinal, o que é ser um líder humanizado? Enquanto um líder tradicional tem como meta principal a produtividade dos times, a liderança humanizada prioriza a qualidade de vida e o bem-estar dos profissionais, tendo a produtividade como consequência desses valores.
É liderar com solidariedade e empatia, entendendo que não é possível separar vida profissional da pessoal, como acreditava-se no passado, quando os colaboradores eram tratados como peças de uma engrenagem.
Se antes os líderes eram distantes, tinham um ar sóbrio e frio, além de muitas vezes serem temidos, hoje eles tendem a ser pessoas mais acessíveis, que demonstram sentimentos e compreendem as particularidades de cada um.
A liderança humanizada se sustenta em quatro pilares:
- Foco nas necessidades dos colaboradores
- Comunicação horizontal fluida entre líderes e liderados
- Integração das equipes
- Alinhamento dos processos com o perfil dos colaboradores
Mas quais são as vantagens da liderança humanizada em relação à tradicional e qual a sua relação com a produtividade da empresa? Como implantar uma cultura organizacional humanizada? Vamos ver a seguir.
Quais as vantagens da liderança humanizada?
A liderança humanizada tem efeitos muito positivos e até surpreendentes em algumas corporações. Vamos falar de alguns mais comuns e imediatos para qualquer tipo de empresa:
Aumento da produtividade
As condições de trabalho favoráveis impactam diretamente nos resultados. Colaboradores satisfeitos tendem a trabalhar mais e melhor.
Clima organizacional saudável
Conflitos são ruins para todos, mesmo para os que não estão envolvidos diretamente no problema. Equipes satisfeitas geram atmosferas saudáveis na empresa, permitindo a resolução de conflitos de forma mais rápida e eficiente.
Lucratividade
Ao elevar o nível da produtividade das equipes por meio de posturas solidárias e empáticas, a liderança humanizada leva a empresa a ter aumento nos lucros.
Cultura organizacional fortalecida
Você pode até duvidar, mas a cultura interna humanizada se dissipa rapidamente no meio corporativo, gerando melhoria da imagem da empresa (employer branding), retenção de talentos e fidelização da marca como um local interessante para trabalhar e bom para fazer negócios.
Retenção de talentos
Profissionais talentosos tendem a receber propostas para mudar de emprego. Com a liderança empática, que valoriza e reconhece esforços e competências, os colaboradores deixam de pensar em outras oportunidades.
Atração de investidores
Empresas com liderança humanizada priorizam o ESG – Environmental, Social and Governance, ou Governança Ambiental, Social e Corporativa. Elas têm o bem-estar dos profissionais levado a sério. Esse conceito é bastante utilizado pelos investidores para avaliar o valor da marca de uma empresa no mercado financeiro. Trata-se de um indicativo de confiança e vantagem nas aplicações de recursos.
Agora que você sabe o que é liderança humanizada e as principais vantagens que ela traz para as organizações, vamos trazer três dicas de como aplicá-la na sua empresa.
Três dicas para aplicar a liderança humanizada no dia a dia
Colaboradores que confiam em seus líderes a ponto de poder expressar suas opiniões e sentimentos com liberdade, tendem a se manter motivados e a valorizar mais o seu trabalho, buscando melhorias individuais e coletivas.
Para ser um líder humanizado e implantar essa cultura na empresa, três dicas fundamentais podem ajudar você a alcançar esse status:
Autoanálise e autoconhecimento
Líderes humanizados precisam ter passado por processos de autoconhecimento até para estimular nos colaboradores essa postura de autoanálise. Todo mundo muda ao longo da vida e, de tempos em tempos, é importante reavaliar posturas, sentimentos, condutas nos relacionamentos e nas tomadas de decisões.
Literatura especializada, cursos e terapia com foco em psicologia comportamental ajudam bastante nesse processo. Assim, cada profissional descobre seus pontos fortes e o que precisa lapidar quando o assunto é empatia e relacionamentos interpessoais.
Melhorar o diálogo e exercitar a empatia
Empatia é uma palavra que ganhou mais notoriedade nos últimos anos, com os avanços dos movimentos sociais e da cultura organizacional humanizada.
Ter empatia vai além da capacidade de se colocar no lugar do outro. É se manter acessível ao diálogo com o outro. Por isso, comunicação e empatia andam juntas.
Interaja com seus colaboradores, escute, mostre que se importa e desenvolva uma relação de confiança com sua equipe.
Feedbacks
A cultura da integração e dos feedbacks faz parte do desenvolvimento de uma liderança humanizada. Não são chefes que dão ordens, mas líderes que aconselham e fazem críticas construtivas, acolhem, observam e têm percepção empática de forma individualizada e global.
Isso requer a integração de todos os colaboradores, não importa a função ou o cargo na empresa, além da escuta permanente e do feedback reverso, que é quando o colaborador tem tanta confiança que dá sugestões e conselhos aos líderes. Eis o real espírito de parceria de uma cultura organizacional.
Por fim, muitas pessoas têm apresentado ansiedade e outras doenças mentais associadas ao medo e à insegurança provocada pela pandemia. Por isso, considerar sentimentos não é mais uma exceção — é uma necessidade urgente das lideranças atuais, muitas em home office. Líderes humanizados conversam e se mostram disponíveis para ajudar nos momentos difíceis.
Implemente a liderança humanizada em uma postura horizontal de comando, que promova senso de pertencimento e priorize a inteligência emocional das pessoas. Até porque gestores humanizados refletem colaboradores produtivos e felizes.