Formação
Engenheiro agrônomo formado pela ESALQ-USP, com cursos de aperfeiçoamento em administração rural.
Sobre o Palestrante
Roberto Rodrigues é um dos principais precursores do cooperativismo no mundo e grande defensor da agropecuária brasileira.
Participa de inúmeros conselhos empresariais, institucionais e acadêmicos. Recebeu diversos prêmios, medalhas de honra ao mérito e condecorações por suas atuações no setor acadêmico, agrícola, do cooperativismo e como agricultor.
Carreira
Sua carreira tem três vertentes: acadêmica, agrícola e cooperativista.
Atualmente é coordenador do Centro de Agronegócio na Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP) e Embaixador Especial da FAO para as Cooperativas. Apresenta o programa “República Agro”, no canal Agro + do Grupo Bandeirantes de Televisão.
Doutor Honoris Causa pela UNESP, foi professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Jaboticabal e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP. Foi Presidente da Academia Nacional da Agricultura da SNA.
Ex-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003 a 2006), também foi Secretário de Agricultura e do Abastecimento do Estado de São Paulo (1993/1994), e coordenou o setor privado no Fórum Nacional da Agricultura.
Empresário rural, foi Presidente da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG, da Sociedade Rural Brasileira – SRB, do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP – COSAG. Foi vice‑presidente da Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável e da Sociedade Nacional de Agricultura – SNA.
Também foi Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, da Organização Internacional de Cooperativas Agrícolas e da Aliança Cooperativa Internacional – ACI.
É atualmente Membro da Academia Nacional de Agricultura e de diferentes conselhos de empresas e instituições ligadas direta ou indiretamente ao agro, como Associação Brasileira de Criadores – ABC, Conselho Empresarial da América Latina – CEAL, Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN, The Nature Conservancy – TNC, World Trade Center – WTC, Fundação Dom Cabral – FDC, Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio – ABMR&A, Conselho Estratégico da FIESP, Conselho Nacional de Engenharia, Conselho Brasileiro de Engenheiros Agrônomos, Conselho da Organização de Cooperativas do Estado de São Paulo – OCESP, Conselho da Sociedade Rural Brasileira, entre outros.
Foi o criador do sistema COPLANA, rotação da cultura da cana com soja. Tal modelo, que racionaliza a atividade rural em termos de melhor uso dos recursos humanos, financeiros e materiais (equipamentos, máquinas e veículos), é responsável por aumento significativo da geração de empregos nas áreas canavieiras.
Publicações
Tem centenas de trabalhos publicados sobre agricultura, cooperativismo e economia rural. Autor de dez livros e co‑autor de diversos outros.
Seus livros publicados são: A Turma de Ouro (1990); O Dínamo do Agribusiness: Ney Bittencourt (1994 – Co-autor e editor); Pequeno Dicionário Amoroso da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2001), em coautoria com Ivan Wedekin; A Segunda Onda Cooperativa – Uma Visão Compartilhada (2001), publicado em português, espanhol, francês e inglês; Turma de Ouro: 40 anos (2005); Antes da Tormenta (2008); Cooperativismo: Surfando a Segunda Onda – Democracia e Paz (2008); Depois da Tormenta (2008); Caminhando Contra o Vento (2011); O Cordel do Agro (2012) e Um Tempo de Ouro (2015).
Palestras
Em suas palestras, Roberto Rodrigues fala sobre o panorama geral do agronegócio brasileiro e mundial.
Aborda assuntos sobre a capacidade do setor agro brasileiro produzir com qualidade e de forma sustentável; sobre a importância do setor para o país e as perspectivas e desafios para o futuro, mencionando também questões econômicas, potenciais e gargalos do negócio; sobre a melhoria da competitividade do agro brasileiro; sobre cooperativismo, entre outros.
Temas de Palestras
- Perspectivas do Agronegócio Brasileiro
- Cenário Nacional e Internacional
- A importância do Agronegócio para o Brasil
- Desafios para o Futuro
- O Papel do Brasil no Setor
- Potencial e gargalos no Agronegócio
- Cooperativismo
- Economia Rural