Sobre o Palestrante
O Maestro João Carlos Martins se eleva a um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX.
Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música.
É um exemplo de vencedor e emociona a todos com seu amor e dedicação pela música, mostrando realmente que “A música venceu”.
Carreira
A relação com o piano teve início aos 8 anos de idade, quando João Carlos Martins passou a estudar com o professor José Kliass. Após nove meses venceu o concurso da Sociedade Bach de São Paulo. Ainda jovem, despertou a atenção de toda a crítica musical brasileira com suas performances, únicas pela intensidade com que eram interpretadas
Aos 18 anos foi o único escolhido no Festival Casals, entre candidatos das três Américas, a dar o Recital Prêmio em Washington. A apresentação bem-sucedida teve como consequência sua estreia no Carnegie Hall, de Nova York, patrocinada pela ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Eleonor Roosevelt.
É o único músico brasileiro que teve a sua vida registrada por cineastas europeus por duas vezes, Die Martin’s Passion, uma co-produção franco-alemã dirigida por Irene Langman, já assistido por mais de um milhão e meio de pessoas na Europa, vencedor de vários festivais internacionais e Revêrie dos cineastas belgas Johan Kenivé e Tim Herman.
Com problemas que prejudicaram a mobilidade de suas mãos, teve que abandonar o piano, mas seu amor e sua ligação com a música o fez iniciar uma carreira de regente.
Passou a atuar também no resgate da música clássica para as pessoas que conheciam ou nunca tiveram contato com ela. Fundou a Bachiana Filarmônica e desenvolveu um trabalho com adolescentes através da sua Bachiana Jovem. Criou a Fundação Bachiana, cujo tema é a arte e sustentabilidade. As orquestras foram unificadas e formam a Bachiana Filarmônica SESI-SP, na qual segue sendo Regente.
Sua biografia foi retratada em livro e também no longa-metragem “João, o Maestro”. O filme foi vencedor em 7 premiações de festivais brasileiros.
Publicações
- A saga das mãos, em coautoria com Luciano Ubirajara Nassar.
- Maestro! A biografia de João Carlos Martins escrita por Ricardo Carvalho. Livro que inspirou o filme João, o Maestro.
Palestras
Sua palestra é emocionante! João Carlos Martins retrata toda a sua trajetória, abordando temas como resiliência, superação, trabalho em equipe, inovação e foco em resultado. Ele encerra sua palestra com uma belíssima apresentação ao piano!
Em suas palestras, poderá ocorrer também a participação especial da Bachiana Filarmônica ou de músicos da Orquestra local.
Tema de Palestra
- Superação de limites – seja o maestro da sua vida