4 dicas para aliviar o estresse no ambiente de trabalho

Uma estrutura de trabalho saudável passa pelo cuidado das organizações com o bem-estar físico e emocional dos colaboradores. Entenda como investir nisso de forma assertiva e obter excelentes resultados.

Ter alto nível de tarefas e demandas durante o dia. Cumprir metas mensais desafiadoras. Resolver atividades pendentes durante o horário de almoço. Responder mensagens fora do expediente. Todo este cenário é propício para algo que preocupa as empresas atualmente: como aliviar o estresse no ambiente de trabalho quando parece tão difícil evitar que isso aconteça?

Os dados demonstram o porquê de tratarmos desse assunto tão importante. De acordo com pesquisa da Associação Internacional de Controle do Estresse e da Tensão (Isma-BR), 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem alguma sequela causada pelo estresse. O levantamento indica nosso país ocupando o segundo lugar no ranking de trabalhadores com burnout.

É um indicativo claro de que o mundo corporativo precisa, de fato, investir em medidas preventivas. Acompanhe o artigo que preparamos falando sobre como encarar esse desafio!

Os impactos para a vida profissional e as empresas

Os impactos dos quadros de estresse laboral podem ser emocionais, cognitivos e, também, físicos. A pessoa se torna mais suscetível a mudanças de humor, passa a ficar frequentemente mais irritada e ansiosa, sente-se infeliz e com cansaço excessivo, tem dificuldade para relaxar e se concentrar, ficando inquieta.

Além de aumentar o risco de conflitos no ambiente de trabalho, colaboradores estressados são menos produtivos e costumam apresentar constantes problemas de saúde, como síndrome do pânico, depressão e síndrome de burnout. Em níveis elevados, essas complicações podem até levar ao afastamento das atividades profissionais ou, ainda, a uma aposentadoria precoce.

Por isso, muitas empresas têm investido em iniciativas que ajudam a tornar o ambiente de trabalho mais agradável e a melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores, mantendo-os saudáveis, motivados e produtivos.

Elementos para aliviar o estresse no ambiente de trabalho

Veja 4 maneiras de prevenir ações que podem prejudicar a saúde dos colaboradores:

Cuide para que todos tenham uma agenda equilibrada de trabalho

O excesso de trabalho, compromissos e responsabilidades é um grande motivador do estresse, pois pode levar ao esgotamento mental e físico. Por isso, é importante que a empresa fique de olho na quantidade de trabalho e de demandas a serem desempenhadas pelos colaboradores, para que ninguém fique sobrecarregado, ou com uma proporção desequilibrada de atividades.

Além disso, nem todos têm o mesmo ritmo. Nesse sentido, conhecer a velocidade e as limitações de cada pessoa é um importante meio de evitar excessos ou correrias desnecessárias contra o tempo. Esse cuidado colabora com a manutenção do equilíbrio entre as esferas profissional e pessoal.

Promova momentos de descontração

O ambiente laboral pode e deve misturar perspectivas descontraídas às tarefas profissionais, já que esta é uma forma de interromper o ritmo frenético de trabalho e fazer com que todos possam dar uma respirada em meio à jornada, diminuindo a pressão e o desgaste da rotina. Além disso, também são uma boa forma de fortalecer laços e incentivar a interação entre os colaboradores.

Essas atividades são importantes para fazer com que os colaboradores se sintam valorizados e queridos pela empresa. O resultado pode ser visto no próprio dia a dia, quando o desempenho da equipe costuma apresentar melhoras e o clima se torna mais leve e harmônico.

Para que isso possa acontecer, a empresa não precisa investir em eventos ou atividades grandiosas. Ações simples já podem fazer a diferença. A promoção de happy hours às sextas-feiras, a realização de gincanas e palestras motivacionais ou a comemoração dos aniversariantes do mês são alguns bons exemplos.

Invista em espaços agradáveis e confortáveis

Espaços físicos são capazes de proporcionar bem-estar e acolhimento, reduzindo a tensão e o desgaste. E um bom clima organizacional começa pelo cuidado com os lugares onde transcorre a realização das tarefas profissionais. Por isso, ofereça um ambiente de trabalho agradável e confortável para os colaboradores passarem seus dias.

Para isso, a empresa pode substituir o branco e o cinza das paredes por cores mais coloridas e divertidas, que ajudam a dar um ar mais alegre e alto astral, investindo numa decoração mais moderna. Grandes players, como o Google, por exemplo, adotam essa estratégia já há bastante tempo.

Também vale muito a pena reservar uma pequena área para lazer e descanso, que pode se transformar um refúgio para acolher colaboradores em alguns períodos do dia. Outro excelente caminho é a promoção de campanhas colaborativas, incentivando os funcionários a manterem a mesa arrumada e descartarem o que não é mais útil.

Estimule a manutenção de uma vida mais saudável para todos

É muito comum encontrar colaboradores que mal se levantam da cadeira ou saem da frente do computador durante a jornada de trabalho. Esse tipo de produção desenfreada, no entanto, não é nada saudável – e, claro, não contribui nem um pouco para o alcance das metas e de bons resultados.

Por esse motivo, é fundamental que a própria empresa tome a iniciativa de evitar que situações assim aconteçam. Isso pode ser feito com ações que estimulem as pessoas a cuidarem do corpo e da mente e terem uma rotina mais saudável, incentivando a melhor qualidade de vida.

Afinal, o cuidado com a saúde reflete diretamente no desempenho profissional. Além de estar fisicamente melhor, o colaborador saudável lida adequadamente com frustrações e sentimentos negativos que podem levar ao desgaste, ficando menos vulnerável a doenças mentais, como depressão e ansiedade.

Nesse sentido, a empresa pode, por exemplo, oferecer ginástica laboral ou aulas de alongamento durante o expediente ou, então, permitir o acesso liberado ou com desconto a academia, além de incentivar a criação de grupos dedicados às práticas esportivas. Oferecer frutas e lanches saudáveis algumas vezes na semana é outra excelente dica.

E a sua empresa? O que vem fazendo para aliviar o estresse das equipes durante o trabalho? Se as medidas que nosso artigo trouxe ainda não estão no seu radar, sempre é hora de começar. Implemente já um bom plano de incentivo à saúde e qualidade de vida dos seus colaboradores.

Receba as atualizações no seu e-mail!

Inscreva-se em nossa newsletter e
tenha acesso a materiais exclusivos.

    Actually © 2024. Todos os direitos reservados