Como e por que preparar porta-voz da sua empresa para entrevistas e apresentações

Desde entrevistas para jornais e emissoras de TV até apresentações em eventos: saiba como a Roberta Campos pode auxiliar seus colaboradores a melhorarem a oratória.

Ver as boas práticas e os resultados da empresa bombando nas redes sociais, nos sites, nos principais jornais do país e emissoras de TV é um desejo de muitas empresas. E quando a chance de dar entrevista bate à porta, é preciso estar preparado. Mais do que o discurso na ponta da língua, é necessário estar pronto para o imprevisto.

Perguntas pouco amigáveis, as mãos trêmulas diante das luzes de uma câmera, um gaguejar ou o famoso branco podem desestabilizar qualquer pessoa. A boa notícia é que é possível treinar para lidar melhor com essas situações, além de desenvolver ferramentas que permitam ao porta-voz aproveitar a oportunidade de passar a mensagem da empresa com toda a segurança que o momento necessita.

Essa prática é conhecida como media training. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.

 

O que é media training?

Conhecido como media training, o treinamento (ou curso) mescla a parte teórica com a prática.

Nele, o porta-voz tem acesso a orientações que vão desde como se vestir para uma entrevista, passando pela postura, a linguagem não verbal e o alinhamento do discurso até técnicas de como organizar as ideias para contar uma boa história e passar a mensagem da empresa.

Além disso, outro ponto importante é o controle emocional diante de situações diferentes das habituais para um funcionário de uma empresa.

 

Estar preparado para dar entrevistas pode estreitar a sua relação com o público

Quem ministra este curso aqui na Actually é Roberta Campos. Com 20 anos de experiência nas principais emissoras de TV do país, ela é jornalista e pedagoga. Já trabalhou como repórter, apresentadora, roteirista e diretora de externa.

“Já vi muitas empresas perderem a chance de consolidar sua marca diante do público simplesmente porque o porta-voz escolhido para dar entrevista não estava preparado”, afirma a jornalista.

Durante o media training, Roberta também explica as técnicas de comunicação que auxiliam na transmissão da mensagem. “Ter um discurso claro, coeso, aprender a dar o ritmo certo para a fala e treinar a dicção é fundamental”, alerta.

Além de preparar o profissional para lidar com a imprensa tradicional e on-line, Roberta Campos também oferece mentoria para auxiliar funcionários em um desafio cada vez mais constante nas empresas: apresentação de eventos.

Atualmente, é comum algumas companhias escolherem um executivo interno como mestre de cerimônia. Porém, nem sempre ele está preparado para estar em um palco, diante de um grande público e ainda sendo gravado por várias câmeras instaladas no ambiente.

“Parece um cenário hostil para quem está acostumado com apresentações em salas de reuniões, não é mesmo?  Mas existem técnicas e treinamento para que esse profissional se sinta seguro para fazer a apresentação”, salienta Roberta.

 

Uma comunicação bem-feita transforma o alcance da marca

É preciso dar uma atenção especial à comunicação da sua empresa. Seja fortalecendo internamente ou preparando para as inúmeras possibilidades externas que possam existir.

Conte conosco e com a jornalista Roberta Campos, a mais nova integrante do time Actually, para levar os conhecimentos do media training para a sua equipe e, assim, ampliar o alcance da sua empresa.

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