Os eventos corporativos podem ser realizados para públicos variados e com diferentes estratégias, mas sempre com o objetivo principal de trazer bons resultados aos envolvidos. Leia o artigo e conheça mais sobre esse tipo de evento.
Com métodos cada vez mais dinâmicos de atrair olhares para seus negócios, as empresas estão investindo em uma atividade que envolve tanto o público interno quanto o externo: os eventos corporativos.
Os diferentes tipos desses eventos oferecem uma modalidade para cada objetivo que a empresa possa ter, seja ele no âmbito comercial, de atração, de inovação ou de conhecimento.
Para que você conheça as propostas, tipos e benefícios que esse tipo de evento traz, preparamos um artigo especial com conceitos e dicas.
O que são e como funcionam os eventos corporativos
Os eventos corporativos são realizados tanto para o público interno quanto para o público externo de uma empresa. Sempre com objetivos profissionais, esse tipo de evento busca aproximar os envolvidos ao mesmo tempo em que os produtos, serviços e ideais da empresa são expostos de forma positiva.
Eles podem ter como objetivo alcançar novos clientes, aumentar a popularidade da empresa, criar novas oportunidades de negócios, otimizar os processos internos e estabelecer uma cultura de busca por novos conhecimentos aos colaboradores.
Os eventos corporativos normalmente têm um objetivo central a ser discutido e, para isso, contam com participações de profissionais renomados no assunto, a fim de trazer credibilidade e qualidade para o evento.
Dez principais tipos de eventos corporativos
Cada tipo de evento corporativo tem um objetivo, um público e uma forma diferente de agregar valor ao negócio. Conheça abaixo as 10 principais modalidades de eventos:
1. Conferências
São tipos de eventos mais formais, com um tema específico exposto por especialistas. São destinados para executivos, tomadores de decisões, políticos, entre outros.
2. Convenções
Com o objetivo principal de divulgar ideias, lançamentos e outros assuntos para um público em comum, as convenções são eventos fortes para quem procura fazer networking e aumentar as interações com outros profissionais.
3. Seminários
São de base educativa, com interações entre os mediadores e os participantes. Têm como objetivo principal levar um novo conhecimento ou aprimorar uma habilidade sobre determinado assunto para um grupo de pessoas.
4. Palestras
Eventos onde a empresa convida um especialista em determinado assunto para abordar o tema com propriedade. Podem ou não ter interação dos participantes.
5. Congressos
São eventos de maior proporção e podem ser um compilado de seminários, palestras e debates. Normalmente, esse tipo de evento aborda um tema central e se divide em subcategorias.
6. Workshops
Esses eventos podem ou não estar vinculados a um maior. Normalmente, feitos para grupos pequenos, abordam na prática o tema central, com propostas de desafios e atividades dinâmicas.
7. Treinamentos e cursos
Assim como os seminários, os treinamentos e cursos são de caráter educativo. Eles têm como objetivo explorar uma nova qualificação para a equipe interna ou externa e podem ser vinculados às estratégias de marketing da empresa.
8. Simpósios
Com participação de um mediador, convidados especialistas no assunto e interação com todos os participantes, os simpósios são encontros para debater, de maneira técnica, o assunto central do evento.
9. Feiras
As feiras, assim como os congressos, são eventos de grande proporção. As empresas podem participar de duas formas: como organizadoras ou como expositoras. Têm participação expressiva do público e o objetivo principal é desenvolver o âmbito comercial da corporação.
10. Roadshows
Roadshows são eventos que acontecem de forma itinerante. As empresas levam a mesma exposição de produtos e serviços por diferentes lugares durante um período de tempo.
A importância dos eventos corporativos
Além de levar conhecimento e difundir o nome da empresa para os diferentes públicos, os eventos corporativos trazem uma variedade de benefícios, sendo alguns deles:
- aumento da produtividade dos colaboradores participantes;
- fortalecimento do brand awareness (reconhecimento da marca);
- divulgação potencializada dos produtos e serviços da empresa;
- criação de uma rede de contatos entre público interno e externo;
- aumento da credibilidade da empresa em determinados assuntos.
Sete passos para organizar eventos de sucesso
Para ter um evento corporativo bem-sucedido, é importante ter planejamento e contar com uma equipe engajada na organização.
Confira sete dicas para criar um evento marcante:
1. Comece com antecedência
O primeiro passo para criar um evento é antecipar tudo que for possível. Nada deve ser deixado para última hora, pois no caso de imprevistos, a equipe deve estar preparada para resolver qualquer situação sem preocupar-se com pendências que poderiam ter sido feitas com antecedência.
2. Crie uma boa comissão organizadora
Ter uma equipe responsável pela organização do evento é fundamental. Crie listas de tarefas e defina os responsáveis por cada uma delas. Pessoas de diversas áreas devem estar envolvidas: comercial, marketing, gestão de pessoas, entre outras.
3. Defina as metas e objetivos do evento
Os resultados a serem alcançados com a realização do evento devem ser claros e bem definidos. Todos os envolvidos devem estar cientes e trabalhando em conjunto para que as metas e objetivos sejam alcançados.
4. Faça uma escolha estratégica de data do evento
Tome cuidado com a escolha das datas: é importante que o máximo de interessados esteja disponível para participar do evento na data escolhida. Opte por finais de semana e datas longe de feriados e ocasiões comemorativas.
5. Busque por bons fornecedores
Tenha uma boa equipe de fornecedores. Seja para organizar como um todo ou para fornecer itens e serviços para realização do evento, é importante contar com profissionais qualificados.
Como escolher uma empresa para organizar eventos corporativos?
Independente da dimensão do evento, é importante que o resultado seja alcançado com sucesso. Para que isso seja possível, é fundamental contar com uma boa equipe organizadora.
A opção de contratar empresas especializadas facilita todo o processo e traz uma bagagem de experiência importante para que tudo ocorra da melhor forma possível.
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